top of page

Artes Visuais

Experiências sobre as edições do projeto “Portões que falam” com a artista visual, Sueli de Moraes.
Artista plástica, visual e gastrônoma Sueli de Moraes é curadora do projeto “Cuiabá 153” e embaixadora do Les fenêtres qui parlent no Brasil. Nesta apresentação a artista enfocará o projeto “Cuiabá 153”.
Instagram: @cuiaba153
@sucamoraes
Instagram: @cuiaba153
@sucamoraes

Ateliê “Natureza Impressa – Espaços Afetivos”, com a artista plástica Edvania Rêgo
Arte-educadora e artista plástica, natural de Santo André / SP, Edvania, realiza pesquisa com impressões e explora materiais e técnicas envolvendo Impressão em gelatina e Impressão Botânica “Eco Print”. A pesquisa percorre a área da gravura, porém são imagens únicas assim como a monotipia. Os elementos naturais fazem parte da escolha, seja extraindo cores ou mesmo revelando desenhos e formas que a natureza oferece. A artista discorrerá sobre essa pesquisa e mostrará sua produção no Ateliê “Natureza Impressa” em Santo André aberto ao público e incluído no Roteiro de Ateliês de São Paulo com ações culturais, desde 2019. A proposta seguirá três etapas: 1. Apresentação do espaço físico do ateliê em relação a entrada, espaço expositivo e local de produção; 2. Apresentação da artista, materiais utilizados e descrição de algumas obras realizadas; 3. Desenvolvimento da produção em Impressão Botânica – Preparação dos materiais, cozimento e abertura dos trabalhos.
Instagram: @edvania_rego
Instagram: @edvania_rego

Projeto “Por aí mostrando o cotidiano das ruas e sua urbanidade” com o fotógrafo Nário Barbosa
Jornalista e artista visual, há mais de 25 anos passando por vários jornais Diário Popular, Folha da Tarde, e atualmente no Diário do Grande ABC. Atualmente desenvolve projeto fotográfico que se chama " Por Aí mostrando o cotidiano das ruas e sua urbanidade”, o qual será o enfoque de seu vídeo.
Instagram: @bnario
Instagram: @bnario

“Imprinting” com Cristina Suzuki
Cristina Suzuki apresentará parte de uma pesquisa iniciada em 2007, que resultou na série "Imprinting", seu processo de produção e os desdobramentos em diversas plataformas, partindo da gravura e estendendo-se às mídias digitais.
Cristina Suzuki é artista visual formada pela Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Santo André, SP. Tem participações em diversos salões de arte contemporânea no Brasil e obras nos acervos institucionais.
Instagram: @cristinasuzuki
Cristina Suzuki é artista visual formada pela Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Santo André, SP. Tem participações em diversos salões de arte contemporânea no Brasil e obras nos acervos institucionais.
Instagram: @cristinasuzuki

“Passeios por Paranapiacaba”, através das lentes de Billy Albuquerque
Billy Albuquerque, é formado em Publicidade e trabalha com fotografia desde 1987 em Santo André e Grande São Paulo reportando eventos sociais e esportivos, corporativos, shows musicais e grandes eventos. No vídeo que será produzido artista fará um resumo dos últimos 4 anos em material fotográfico de suas reportagens de shows e passeios em Paranapiacaba nos Festivais de Inverno e também com imagens de eventos pela cidade de São Paulo e grande ABC paulista.

Apresentação da Exposição Fotográfica Visões Da Vila Ferroviária por Edu Guimarães
Repórter fotográfico, formado em jornalismo pela UMESP, Edu Guimarães, como Trabalho de Conclusão de Curso editou o livro “Paranapiacaba - Visões da vila ferroviária”, indicado pela Universidade Metodista ao Prêmio Expocom 2010 na categoria Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Além do livro citado, o material que compõem esse trabalho rendeu posteriormente a exposição fotográfica “Visões da Vila Ferroviária”, com imagens sobre a Vila de Paranapiacaba. O vídeo mostrará a referida exposição, através do monitoramento do artista.
Instagram: @eduguimaraesfoto
Instagram: @eduguimaraesfoto

História do artista, por Valdo Rechelo
Valdo Rechelo é artista plástico, Coordenador e Curador da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, desenvolve seus trabalhos nas linguagens da aquarela, colagens e desenhos. O artista plástico é pós graduado em História da Arte e Estética com curso de extensão universitária em Aquarela pela Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo. Participou de exposições nacionais e internacionais. No vídeo, o artista fará um breve documentário sobre sua história e obras.

“Marcas”, por Elton Hipolito
Elton Hipolito é artista visual, conservador-restaurador de obras de arte e montador de obras de arte. Bacharel em artes plásticas pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus, Santo André, SP e técnico em conservação e restauração de bens culturais pela Fundação de arte de Ouro Preto, MG. Em “Marcas”, o artista Elton Hipolito apresenta parte dos trabalhos que fazem parte da série MARCAS. Esta série surge a partir da vivência do artista durante o ano de 2017, quando trabalhou nos locais atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana.
Instagram: @eltonhipolito
Instagram: @eltonhipolito

"Carta do Homem Branco ao Cacique Seattle", seus diálogos e desdobramentos, com Psicotikka
PSICOTIKKA, se graduou em Linguagens das Artes no Centro Universitário Maria Antônia, USP, São Paulo e com graduação em Educação Artística, além de sua produção em artes visuais tem trabalhado com quadrinhos, e outras publicações, além de atuar em direção de arte para cinema. O vídeo apresentará a obra "Carta do Homem Branco ao Cacique Seattle", instalação pensada e executada de forma coletiva, exposta na edição da exposição "Cuiabá 153 e Portões que Falam" de 2016, na cidade de Santo André, falando sobre seu processo de criação que se dá através de diálogos entre artistas e que convida o público também ao diálogo e a questionar suas escolhas e posicionamentos na busca por conforto e os reflexos disso na forma como se fomenta a agroindústria, conflitos com os povos indígenas e prejuízos causados aos ecossistemas. Reverbera dessa proposta o curta metragem experimental "Carta ao presidente Francis Pierce ou Algo sobre nosso Tempo", criado num diálogo espontâneo com a instalação, que traz um outro olhar sobre os questionamentos já propostos pela obra, que também será exibido e comentado.

“TollerTox”, por Milton Toller
O vídeo vai mostrar cenas de apresentações ao vivo de pinturas e imagens das obras finalizadas de uma maneira dinâmica e fundo musical produzido pelo próprio artista. Além de trabalhos em artes plásticas apresentados, entre vídeos e fotos, algumas cenas serão da vida musical do artista em apresentações ao vivo, suas tatuagens, escultura, entre outras atividades, mostrando a diversidade artística de uma vida em constante aprendizado e evolução nas artes. Com isso, se explica a terminação “TOX” em seu nome artístico (Toller Orbital Xperiences), que mostram por onde orbitam as ideias e as experiências de Milton Toller. Toller é ilustrador, artista plástico, professor de artes, ilustrador digital, designer gráfico, grafite e compositor de trilhas musicais.
Instagram: @tollertox
Instagram: @tollertox

“Calligraffiti”, com Croma
Neste registro apresento fisicamente o significado de calligraffiti, onde o artista croma mistura técnicas da caligrafia contemporânea somadas as técnicas do graffiti urbano. Carlos Croma é grafiteiro, designer e social mídia, com mais de 10 anos em contato com o Graffiti e a Arte Urbana. Busca, agora no Calligraffiti seu refúgio artístico.

“Arte e Saúde mental!!”, com Sueli Bomfiim
A proposta é fundamentar como projeto terapêutico a arte como um dispositivo importante para a saúde mental e para sociedade como um todo. A arte tem colaborado muito para a transformação, trazendo à tona processos que nos preparam intelectualmente e criativamente, para vários caminhos da vida. No setor da saúde mental, a Arte tem um papel imprescindível nos tratamentos alternativos. A artista trabalha há 10 anos com usuários que fazem tratamento psiquiátrico. Sueli Bomfim é aquarelista e artista educadora na saúde mental e utiliza a arte em seu trabalho em CAPs.
Instagram: @suelibomfimfrancisco
@sueli.bomfim.aquarelas
Instagram: @suelibomfimfrancisco
@sueli.bomfim.aquarelas

“Escrita das ruas”, com Celo
Celo, propõe uma apresentação que contará a origem do grafite, ensinando o primeiro estilo de letras de grafite e a construção das letras bomb (throw-up) com alfabeto. Arte educador Marcelo Silva Dantas (em artes, Celo), começou sua trajetória nas artes visuais (grafite) no ano de 1997, em 1999 fez um curso de desenho pela escola ESA Studio e Arte e lá aprendeu técnicas de pintura em tela, HQ, desenho básico, desenho artístico, ilustração digital, fotografia. Em 2007 fez um curso superior em educação artística na Fainc Instituto Coração de Jesus. Atualmente trabalha como arte educador pelo Instituto SEEMA parceira da prefeitura de Santo André e ministra aulas de artes visuais e grafite nos CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Instagram: @celotcc
Instagram: @celotcc

“Ateliê Liliane Pires” com Liliane Pires
Liliane Pires formada em Educação Artística, Mestre em Artes Visuais. Artista educadora na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Seu trabalho artístico é voltado em sua maioria para a pintura em tela e papel e alguns objetos artísticos. Atualmente está trabalhando em uma série intitulada CANTOS E VISTAS, de pinturas em diversos suportes. Seu ateliê hoje está localizado em São Paulo onde vive e mora: um espaço de criação, fruição e desejos, além de ministrar aulas particulares para interessados em desenvolver sua poética pessoal.
bottom of page